domingo, 8 de novembro de 2009

A Norma Culta - TP1


No dia 07/11/2009 realizamos o encontro com os professores cursistas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Houve o momento da socialização , os professores apresentaram o "Avançando na Prática", realizado em sala de aula. Comentaram sobre a empolgação dos alunos para mostrarem seu jeito de falar e apresentaram suas produções (Dicionário da linguagem dos jovens).




No segundo momento realizamos a leitura do texto abaixo:


Norma Culta


Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:
- Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.
E o ladrão, confuso, diz:
- Dotô, resumindo, eu levo ou deixo os pato?

Texto veiculado pela INTERNET no ano de 2008
......................................................................................................................................................................

Analisamos a linguagem empregada no texto e realizamos uma reflexão sobre a língua padrão e língua culta, níveis de linguagem.
Os professores observaram que uma linguagem muito culta que não estabelece comunicação entre os interlocutores é ineficiente.

.......................................................................................................................................................................
Lendo o texto “A outra Senhora” de Carlos Drummond de Andrade, os professores analisaram-no e apresentaram questões sobre os níveis de linguagem presentes , discutiram sobre a falta de pontuação em determinadas partes do texto e a intenção do autor em colocá-lo dessa forma .Listaram suas considerações e apresentaram aos colegas.

Um comentário:

  1. OI LU ADOREI MINHA FOTO NO SEU BLOG !!!!!
    QUEM DUVIDA DA MINHA PRESENÇA NO CURSO ?
    É PROVA MAIS DO QUE CONCRETA DE QUE PARTICIPO ATIVAMENTE DELE E ESTOU ADORANDO .
    BJIMMMMMMMMMMM

    ResponderExcluir