sábado, 14 de novembro de 2009

TP2 - Análise Linguística e Análise Literária

Gramática : seus vários sentidos


No dia 14/11/2009 realizamos os estudos das unidades 5 e 6 do TP2 , na Escola Municipal Manoel Viana. No primeiro momento socializamos as leituras realizadas em casa sobre as unidades. Os professores relataram que as leituras transformaram-se num momento de reflexão sobre o ensino da gramática. Observaram as características das gramáticas interna e descritiva , e puderam avaliar o quanto suas práticas ainda estão arraigadas ao ensino da gramática normativa. Apresentamos, em slides , para ilustrar toda a leitura, o seguinte texto : " O gigolô das Palavras" de Luís Fernando Veríssimo . Apresentamos, também, a música do grupo Paralamas do Sucesso- "Gramática". Os professores observaram a crítica, presente nos dois textos, em relação à gramática normativa , e chegaram à conclusão que as regras gramaticais, ensinadas na escola , não são internalizadas pelos alunos, e que os mesmos dizem não lembrar de nada , e que nenhum professor nunca os ensinou. E os professores questionam -"Como não ? Se eu mesmo ensinei ?" ... E assim segue o destino da gramática normativa ...



Dinâmica da História Fatiada- Frase, Oração e Período


Distribuímos aos professores envelopes contendo frases, orações e períodos , os quais faziam parte do texto "Águia ou galinha ?" (fábula) , que foi previamente fatiado. O objetivo da dinâmica era fazer com que os professores estabelecessem uma relação entre as frases, os períodos e as orações , compreendendo conceitos e identificando a pertinência das diferentes organizações. Um professor iniciou a leitura e os outros deram continuidade de acordo com a frase , período , ou oração que possuíam em suas mãos e que completavam a sequência das ideias. Foi uma atividade proveitosa e significativa, de acordo com a opinião dos professores.



Lição de Casa


Na sequência , os professores apresentaram aos colegas suas produções sobre alegrias e tristezas , perdas e ganhos que tiveram ou têm como professores . Observamos a unanimidade em relação à alegria de observar a aprendizagem se concretizando em seus alunos , e a satisfação quando alcançam seus objetivos. Como perdas citaram a falta de valorização da profissão e o desrespeito com que muitas vezes são tratados , além da ausência das famílias nas escolas e na própria educação dos filhos, o que gera violência, agressividade e falta de interesse em aprender , por parte dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário