sexta-feira, 6 de abril de 2012

A Leitura em Sala de Aula











A revista é um suporte riquíssimo, que aborda em seu interior uma grande quantidade de gêneros textuais, além de ser objeto ideal para uma análise crítica. Sua capa mostra todo o seu teor ideológico e , quase sempre representa o assunto principal a ser abordado . Analisar é imprescindível e fundamental para alguém se tornar um leitor ativo. Identificar o público-alvo da revista, a sua visão política e verificar se há indícios de manipulação de ideias ou imagens, são elementos que constituem bases norteadoras para o trabalho de análise textual.Os alunos do Ensino Médio das APEDs(Ações Pedagógicas Descentralizadas) do colégio Estadual Prof. Vidal Vanhoni ,que frequentam a aula no espaço da Escola Municipal Randolfo Arzua, receberam revistas para realizarem a análise de suas capas , e dos diversos gêneros textuais veiculados nelas. Finalizaram o trabalho com a produção de resenhas, as quais foram apresentadas para todos os alunos . O trabalho realizado em equipe proporcionou uma maior interação na classe , além de ter promovido debates acirrados entre os membros dos grupos.
"Compreender bem um texto não é uma atividade natural nem uma herança genética; nem uma ação individual isolada do meio e da sociedade em que se vive. Compreender exige habilidade, interação e trabalho" (Marcushi_Produção textual, análise de gêneros e compreensão). A prática da leitura vai capacitar o aluno a ler ativamente, operando sobre os contextos apresentados. Portanto, o nosso papel como professores de Língua Portuguesa é fazer da leitura uma rotina em sala de aula, criar estratégias e fazer com que os alunos escrevam. Considerando os Eixos Estruturantes da disciplina: Leitura, Oralidade e Escrita, podemos explorar , através desse suporte (revista) todas as possibilidades para ampliar os horizontes dos nossos alunos.





2 comentários:

  1. Muito bacana seu trabalho Lu, contextualizar os alunos e ainda aliar com conhecimento, é demais. Assim as dificuldades se tornam menores. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir